Desenvolvimento de vacinas e a pandemia do novo coronavírus no podcast Papo Secad
- dezembro/2020
- 649 visualizações
- Nenhum comentário

A primeira vacina registrada no mundo foi desenvolvida no século 18, na Inglaterra, pelo Dr. Edward Jenner a fim de combater a varíola. Mais de 250 anos depois, essa tecnologia evoluiu e é uma aliada da saúde contra diversas patologias. No contexto da pandemia do novo coronavírus, a vacina é considerada a melhor opção de imunização para o vírus causador da Covid-19.
Em contrapartida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou movimento antivacinas como uma das 10 maiores ameaças à saúde em 2019. No mesmo ano, o relatório da OMS contabilizou 207 mil mortes no mundo pelo sarampo – o dobro de 4 anos atrás. O retorno da doença é explicado pela diminuição da cobertura vacinal, que tem como consequência a volta de epidemias já controladas.
O podcast Papo Secad conversou com dois pesquisadores para entender o funcionamento e importância do imunizante, tecnologias disponíveis e como são desenvolvidas as vacinas. Entrevistamos o pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, e a imunologista Cristina Bonorino, professora titular da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSCPA) e integrante do Comitê Científico da SBIm. Também buscamos respostas com o imunologista Jorge Kalil, professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e com ampla experiência na pesquisa de vacinas.
Na primeira parte, conversamos sobre como as vacinas atuam no organismo e como acelerar o processo de produção sem pular etapas na emergência de uma pandemia. Além disso, é preciso entender como o agente infeccioso age e porque a imunidade provocada por uma vacina tende a ser mais efetiva que aquela de quem já contraiu a doença.
Na segunda parte, a imunologista Cristina Bonorino, que também é pesquisadora associada da Universidade da Califórnia (San Diego), explica como se desenvolve um estudo de vacina, em quais casos o imunizante é mais indicado que o tratamento e como o aporte financeiro impacta na pesquisa, além de outras questões importantes para desmistificar o tema.
Quer saber mais sobre o assunto? Escolha sua plataforma favorita e ouça o novo episódio do Papo Secad:
Parte 1:
Spotify: Clique aqui para ouvir.
Google Podcasts: Clique aqui para ouvir.
Apple Podcasts: Clique aqui para ouvir.
Parte 2:
Spotify: Clique aqui para ouvir.
Google Podcasts: Clique aqui para ouvir.
Apple Podcasts: Clique aqui para ouvir.
Se você não utiliza nenhum dos aplicativos acima, clique aqui para ouvir o podcast pelo Anchor.

Redação Secad
O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.