O MAIOR ECOSSISTEMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL

Artmed

O MAIOR ECOSSISTEMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL

Artmed
  • Home
  • Conteúdos
  • Enema: como realizar lavagem intestinal de maneira segura

Enema: como realizar lavagem intestinal de maneira segura

A lavagem intestinal, ou enema, é um dos procedimentos básicos da assistência de enfermagem. Médicos, enfermeiros e técnicos estão habilitados a realizar enemas – desde que tenham recebido treinamento. A introdução de solução via sonda retal pode ser utilizada para eliminação de toxinas ou de resíduos. Ainda que seja de simples execução, pode acarretar riscos como infecções, 
perfuração do intestino
, hemorragias e transmissão de doenças.

Na prática, a indicação da lavagem intestinal é feita pelo médico, acompanhada da prescrição da solução que deverá ser utilizada no procedimento. A aplicação e preparação do paciente fica a cargo das 
equipes de enfermagem
. Técnicos só podem realizar enemas se estiverem acompanhados de um supervisor enfermeiro.

Quando é indicado

A prisão de ventre é uma manifestação comum decorrente de diversas disfunções. Ausência de fibras e líquidos na alimentação, excesso de proteína animal, estresse e sedentarismo podem ser as causas. O enema tem como principal função estimular o peristaltismo e, assim, promover a evacuação. Isso ocorre porque o líquido aplicado rompe a massa fecal e distende as paredes do reto.

Algumas doenças, como diabetes, lúpus e tumores intestinais também podem gerar o problema. A preparação para cirurgias ou exames também pode exigir uma lavagem intestinal. Pacientes com fecaloma ou aqueles que não respondem a medicamentos orais e dietas laxativas também são elegíveis para o procedimento.

Como realizar o enema

A preparação para a realização do enema exige a utilização de equipamento de proteção individual: luvas de procedimento, avental, gorro, máscara cirúrgica e óculos de proteção. Outros materiais, como lençol impermeável, lubrificante e comadre, podem ser necessários. É importante também prezar pela privacidade do paciente. Ao realizar o procedimento em ambulatório, enfermaria ou quarto compartilhado, é recomendado o uso de biombo.

Em seguida, cabe ao enfermeiro orientar o paciente sobre o procedimento. Isso evita reações que possam provocar lesões. Na sequência, o paciente deve ser colocado em posição de decúbito lateral para melhor introdução da sonda (ou cânula). Só então a sonda (já lubrificada) deve ser inserida suavemente pelo ânus até atingir o reto (cerca de 7cm a 10cm). Então, de forma ritmada e lenta, é aplicado o líquido de escolha.

Após a retirada cuidadosa da sonda, é necessário que o paciente mantenha o líquido o máximo de tempo possível. Aqui, é fundamental avaliar a necessidade de fralda ou apoiar o paciente na ida ao banheiro. Em geral, bastam poucos minutos após a aplicação para que o paciente comece a expelir as fezes.

Quer conferir mais conteúdo relevante, prático e atualizado na área da Enfermagem?
Conheça o Secad
, uma plataforma de atualização criada em conjunto com as principais sociedades científicas da Enfermagem.