Entrar
Informações do DOI

MANEJO TERAPÊUTICO DA HIPERTENSÃO PULMONAR

In: PROTERAPÊUTICA C9V3

Autores deste artigo

  • MURILLO DE ARAUJO MARTINS
  • ROGÉRIO DE SOUZA
  • TAYSA ANTÔNIA FELIX DA SILVA

Resumo

A hipertensão pulmonar (HP) é uma condição hemodinâmica secundária a várias doenças que promovem a elevação da pressão arterial pulmonar média (PAPm), a qual é obtida pelo cateterismo cardíaco direito. As diversas etiologias são divididas em cinco grupos. Apenas o grupo 1, correspondente à hipertensão arterial pulmonar (HAP), e o grupo 4, correspondente à hipertensão pulmonar tromboembólica crônica (HPTEC), possuem tratamento específico. Nos pacientes com HAP, a estratificação de risco é fundamental para a decisão do tratamento inicial, bem como para o seguimento do paciente, determinando a estratégia de uso dos medicamentos disponíveis, atualmente atuando em três vias fisiopatológicas distintas: a da prostaciclina, do óxido nítrico (NO) e da endotelina. A HPTEC, por sua vez, possui tratamento cirúrgico como modalidade de escolha inicial, por ser potencialmente curativa. Quando a cirurgia não é possível ou revela-se não curativa, há a possibilidade de terapia farmacológica ou ainda de realização de angioplastia pulmonar por balão.  

Palavras-chave

Hipertensão pulmonar; Hipertensão arterial pulmonar; Hipertensão pulmonar tromboembólica crônica; Estratificação de risco; Tromboendarterectomia.

Detalhes

Título
MANEJO TERAPÊUTICO DA HIPERTENSÃO PULMONAR

Autores
MURILLO DE ARAUJO MARTINS; ROGÉRIO DE SOUZA; TAYSA ANTÔNIA FELIX DA SILVA

Assunto / Palavras-chave
Hipertensão pulmonar; Hipertensão arterial pulmonar; Hipertensão pulmonar tromboembólica crônica; Estratificação de risco; Tromboendarterectomia.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-269-7.C0004

Ciclo
9

Volume
3

Páginas
45-68p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana