Parto normal ou cesárea? Entenda a alta taxa de cesarianas do Brasil no podcast Papo Secad

  • janeiro/2021
  • 90 visualizações
  • Nenhum comentário
Parto normal ou cesárea? Entenda a alta taxa de cesariana no Brasil

140 milhões: este é o número de nascimentos por ano no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – e a maioria destas gestações não apresentam fatores de risco. Assim, a comunidade internacional de saúde recomenda que a taxa ideal de cesáreas em um país é entre 10 e 15%. Dessa forma, a OMS considera atender os casos em que a vida da mãe ou do bebê estejam em risco.

No entanto, o Brasil tem o segundo maior índice mundial da intervenção cirúrgica, com mais de 55% dos nascimentos ocorrendo através de cesáreas. Para entender esse número, o podcast Papo Secad buscou informações com a médica obstetra Ana Selma Picoloto, presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs). Junto a ela, o chefe do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, Edson Vieira da Cunha, comenta o assunto.

Ana Selma frisa que a cesárea não deve ser vilanizada. “Acredito que vamos chegar em um ponto de equilíbrio, em que o parto tenha seu papel fundamental e central no nascimento, mas que a cesariana seja entendida também como uma medida salvadora em casos de risco”, completa.

Na primeira parte, abordamos os altos índices de cesarianas eletivas no país e os fatores que contribuem para esse número elevado. Além disso, falamos sobre os os prós e contras de cada tipo de parto.

Em seguida, conheça a história da empresária Ana Carolina Moreno, que experienciou os dois tipos de parto. No nascimento do filho João Pedro, seguiu a indicação médica para cesárea. Por outro lado, com Rodrigo, planejou e deu à luz através do parto natural. Entrevistamos também a doula Anna Cony, que fala sobre a importância do acompanhante durante o nascimento e como funciona a presença da doula durante o parto.

Quer saber mais sobre o assunto? Escolha sua plataforma favorita e ouça o novo episódio do Papo Secad:

Parte 1:

Spotify: Clique aqui para ouvir.

Google Podcasts: Clique aqui para ouvir.

Apple Podcasts: Clique aqui para ouvir.

Parte 2:

Spotify: Clique aqui para ouvir.

Google Podcasts: Clique aqui para ouvir.

Apple Podcasts: Clique aqui para ouvir.

Se você não utiliza nenhum dos aplicativos acima, clique aqui para ouvir o podcast pelo Anchor.

Redação Secad
Matéria por

Redação Secad

O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.

Tele-Vendas

(51) 3025.2597

Tele-Vendas Liga

Para você

Informações

(51) 3025.2550