Entrar
Informações do DOI

ABORDAGEM DE CÃIBRAS EM IDOSOS

In: PROGER C7V3

Autores deste artigo

  • HERCILIO HOEPFNER JUNIOR
  • RAQUEL VOLPATO BEDONE LEPPER
  • REGINALDO LUIZ SILVA CARDOSO

Resumo

Cãibras são comuns em idosos e afetam significativamente a qualidade de vida, em especial, pelo impacto no sono. Este capítulo apresenta revisão da literatura sobre o tema, abrangendo conceituação, relevância, epidemiologia, etiologias conhecidas, fisiopatologia, investigação diagnóstica e possibilidades terapêuticas. As cãibras que ocorrem durante o repouso ou a contração muscular voluntária intensa podem se manifestar em indivíduos saudáveis, em decorrência de esgotamento muscular ou falta de preparo físico. Também é possível que as cãibras sejam secundárias a diversas enfermidades e adistúrbios hidreletrolíticos, metabólicos e neurológicos, assim como a efeitos colaterais resultantes da polifarmácia. São divididas em cãibras noturnas idiopáticas,cãibras secundárias ou sintomáticas e cãibras musculares parafisiológicas. Apesar de o diagnóstico ser clínico, poucos pacientes relatam a cãibra aos seus médicos, mesmo apresentando-a há muitos anos. A melhor estratégia para prevenção é a prática regular de atividade física, com exercícios diários de alongamento, já que, até o momento, não existe tratamento medicamentoso específico para cãibras.  

Palavras-chave

Cãibras em idosos; Cãibras noturnas idiopáticas; Cãibras secundárias ou sintomáticas; Cãibras musculares parafisiológicas.  

Detalhes

Título
ABORDAGEM DE CÃIBRAS EM IDOSOS

Autores
HERCILIO HOEPFNER JUNIOR; RAQUEL VOLPATO BEDONE LEPPER; REGINALDO LUIZ SILVA CARDOSO

Assunto / Palavras-chave
Cãibras em idosos; Cãibras noturnas idiopáticas; Cãibras secundárias ou sintomáticas; Cãibras musculares parafisiológicas.  

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-365-6.C0005

Ciclo
7

Volume
3

Páginas
127-160p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana