Entrar
Informações do DOI

ANÁLISE CRÍTICA DA NOVA CLASSIFICAÇÃO PATOLÓGICA DOS ADENOMAS HIPOFISÁRIOS

In: PROENDOCRINO C13V1

Autores deste artigo

  • NINA ROSA DE CASTRO MUSOLINO
  • FERNANDO PEREIRA FRASSETTO

Resumo

Até 2017, os adenomas eram divididos pela classificação de 2004 da Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir dos achados morfológicos e de reações imuno-histoquímicas (IHQ) para os hormônios hipofisários e para a subunidade alfa (SU-?) como produtores de prolactina, hormônio do crescimento (GH), hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio tireoestimulante (TSH), ou como null cell, quando as células do adenoma não apresentavam positividade para nenhum hormônio. Na nova classificação, a nomenclatura segue a linhagem que deu origem ao tumor recebendo o nome de tumores lactotróficos, somatotróficos, corticotróficos, gonadotróficos, tirotróficos, se confirmada a sua origem por meio de IHQ, realizada tanto para os hormônios hipofisários quanto para os fatores de transcrição ligados a cada linhagem celular naqueles tumores negativos para todos os hormônios. Também foi excluída a denominação ?adenoma atípico?, usada na presença de índice mitótico e proliferativo elevado. A IHQ para citoqueratina de baixo peso molecular também permite classificar os tumores como densamente ou esparsamente granulares e os adenomas produtores de ACTH do tipo de células de Crooke, substituindo a microscopia eletrônica na maioria dos casos. No entanto, algumas considerações devem ser feitas, como a dificuldade na utilização de alguns anticorpos para a IHQ, em especial para o fator de transcrição TPIT, e a falta de dados de literatura que demonstrem o uso da nova classificação no prognóstico e na orientação terapêutica.

Palavras-chave

adenomas da hipófise; tumores da hipófise; fatores de transcrição hipofisários; classificação dos tumores de hipófise; hipófise.

Detalhes

Título
ANÁLISE CRÍTICA DA NOVA CLASSIFICAÇÃO PATOLÓGICA DOS ADENOMAS HIPOFISÁRIOS

Autores
NINA ROSA DE CASTRO MUSOLINO; FERNANDO PEREIRA FRASSETTO

Assunto / Palavras-chave
adenomas da hipófise; tumores da hipófise; fatores de transcrição hipofisários; classificação dos tumores de hipófise; hipófise.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-345-8.C0002

Ciclo
13

Volume
1

Páginas
35-54p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana