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Informações do DOI

CONCUSSÃO CEREBRAL EM CRIANÇAS

In: PROFISIO C10V4

Autores deste artigo

  • ANDRÉ POLLI FUJITA
  • RICARDO GUILHERME EID
  • CARLOS HERMANO DA JUSTA PINHEIRO
  • GUSTAVO POMPÊO DE CAMARGO LEME

Resumo

A concussão é um dos distúrbios neurológicos mais frequentes na atualidade e envolve complexos processos fisiopatológicos no cérebro. O Concussion in Sport Group definiu a concussão como uma lesão cerebral traumática induzida por forças biomecânicas externas e que desencadeiam sinais e sintomas logo após ou até horas após o trauma. Muitos dos sintomas são confundidos com outras enfermidades, como enxaqueca, depressão, déficit de atenção e outros, dificultando seu diagnóstico, especialmente em crianças de até 12 anos. O diagnóstico e o acompanhamento adequado facilitam a recuperação e previnem sintomas em longo prazo, e uma das ferramentas mais utilizadas para a avaliação de crianças é a Childsportconcussionassessment tool 5 (ferramenta de avaliação da concussão esportiva em crianças, versão 5). Além dessa, a avaliação vestibular/oculomotora (Voms) também deve fazer parte do processo de avaliação. Os processos de reabilitação da concussão e do retorno ao esporte são divididos em fases que devem ser criteriosamente seguidas, para evitar que os sintomas não regridam e o afastamento das atividades seja maior.

Palavras-chave

concussão cerebral; danos neurológicos; neurodesenvolvimento; retorno ao esporte.

Detalhes

Título
CONCUSSÃO CEREBRAL EM CRIANÇAS

Autores
ANDRÉ POLLI FUJITA; RICARDO GUILHERME EID ; CARLOS HERMANO DA JUSTA PINHEIRO; GUSTAVO POMPÊO DE CAMARGO LEME

Assunto / Palavras-chave
concussão cerebral; danos neurológicos; neurodesenvolvimento; retorno ao esporte.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-310-6.C0002

Ciclo
10

Volume
4

Páginas
11-48p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana