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Informações do DOI

FISIOTERAPIA APLICADA AOS ESPORTES ELETRÔNICOS

In: PROFISIO C10V4

Autores deste artigo

  • GUSTAVO TOLEDO MENDES DE CASTRO
  • BRUNO PORTES FREDI

Resumo

Os jogos eletrônicos foram criados como uma forma de diversão, mas que também trazia o sentimento de competição, por isso a evolução desse cenário aconteceu de forma natural e gradativa. Atualmente, os eletronicsports (Esports), ou esportes eletrônicos, mesmo que ainda gerem discussão, são considerados uma atividade esportiva com cada vez mais adeptos e com altíssima exposição de mídia. Dentro dos Esports, as principais modalidades, principalmente em âmbito nacional, são multiplayer on-line battlearena (Moba), firstpersonshooter (FPS), battleroyale, fightinggames e simuladores de esportes tradicionais. Os atletas de Esports, ou proplayers, assim como atletas de esportes tradicionais, estão expostos a fatores que podem ser determinantes para o surgimento ou a prevenção de uma lesão, sendo que os principais acometimentos físicos relatados por esse público são, por ordem, a fadiga ocular, as dores ou desconfortos na região de coluna vertebral (lombar e torácica) e região de pescoço (coluna cervical e músculos adjacentes), e dores ou desconfortos na região de punhos e mãos. Dessa forma, o fisioterapeuta é peça essencial na composição de uma equipe multidisciplinar dentro de um time ou organização de Esports, pois pode atuar na prevenção e na reabilitação de lesões, além auxiliar na promoção de saúde nesse público específico.

Detalhes

Título
FISIOTERAPIA APLICADA AOS ESPORTES ELETRÔNICOS

Autores
GUSTAVO TOLEDO MENDES DE CASTRO; BRUNO PORTES FREDI

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-310-6.C0003

Ciclo
10

Volume
4

Páginas
137-160p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana