Contabilidade ambiental: oportunidade de carreira e desenvolvimento sustentável

  • dezembro/2017
  • 2453 visualizações
  • Nenhum comentário
contabilidade ambiental

A contabilidade ambiental entra em cena. Ao exercer um controle sistemático do impacto ecológico, além de estudos de viabilidade, o contador ambiental é o encarregado por garantir que todos os critérios éticos e legais sejam cumpridos. O trabalho começa no reconhecimento da responsabilidade social, que garante o emprego de ações efetivas, além de benefícios fiscais como incentivos às boas práticas.

Em maior ou menor escala, do cultivo agrícola à produção industrial, todos os setores da economia utilizam recursos naturais. Afinal de contas, é da natureza que saem as matérias-primas para os produtos que chegarão ao consumidor. Entretanto, a exploração natural não é algo simples: para obter qualquer recurso, é preciso que a empresa interessada firme compromisso com a preservação local, garantindo a manutenção da fauna e da flora.

Desde 2010, o governo federal estabelece critérios ambientais para os processos licitatórios de contratação de serviços, obras e aquisição de bens. A partir daí, o contador especializado em gestão ambiental poderá monitorar uma série de variáveis. Trata-se de atividades que envolvem controle de estoque de insumos antipoluentes, investimentos em tecnologia, custos com contenção de poluição, perdas por questões climáticas e recuperação de áreas degradadas, entre outras.

Para atender às demandas legais, o contador conta com sistemas de gestão ambiental. Entre elas, o ISO 14001, a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que cuida da implementação de práticas sustentáveis em empresas e organizações. A certificação prevê ações como auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais; alcance dos benefícios financeiros e operacionais; e a comunicação de informações ambientais. Caso alguma empresa não cumpra o dispositivo, as leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) são rígidas. Entre as punições estão medidas como aplicação de multas, cassação de licenças e até a prisão dos responsáveis.

Oportunidade na contabilidade ambiental em foco

O investimento em consultoria elimina qualquer risco para as empresas. Aos profissionais, as vantagens são diversas: a contabilidade ambiental é uma área em franco crescimento, que se fortalece com networking e que pode abranger muitos setores. Além do mais, a especialização no segmento conquista clientes que consideram a sustentabilidade um ativo importante em seus negócios. O chamado “capital natural” também desperta interesse de investidores – e é o contador quem pode garantir operações saudáveis, já que muitas vezes os recursos naturais podem caracterizar custos intangíveis.

Na hora de realizar fusões ou associações, o passivo ambiental também costuma entrar na conta. O contador especialista pode ajudar a calcular o tamanho da responsabilidade e de eventuais prejuízos em função da aquisição. Essa tarefa de medir “custos x responsabilidade”, aliás, é considerada uma prioridade: a partir da visão estratégica do profissional, o trabalho nas planilhas viabiliza uma combinação harmônica entre lucro, crescimento sustentável e preservação natural.

Redação Secad
Matéria por

Redação Secad

O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.

Deixe uma resposta

Tele-Vendas

(51) 3025.2597

Tele-Vendas Liga

Para você

Informações

(51) 3025.2550