Entrar
Informações do DOI

PIODERMITE PROFUNDA CANINA

In: PROMEVET C6V4

Autores deste artigo

  • DANIELA FLORES FERNANDES
  • CAMILA GOTTLIEB LUPION

Resumo

A piodermite profunda canina é uma infecção bacteriana que ocorre, na maioria das vezes, de forma secundária a umadoença subjacente. Ela acomete as camadas mais profundas da pele, avançando do limite distal do folículo piloso e envolvendo a derme e a hipoderme. Embora apresente uma casuística inferior em relação às piodermites superficiais, temuma grande relevância na rotina de pequenos animais, em virtude de seu diagnóstico e seu tratamento desafiadores, bem como pelo risco de repercussão sistêmica. O agente etiológico mais frequente é Staphylococcuspseudintermedius, porém bactérias Gram-negativas, como Pseudomonas spp., também podem estar presentes. As principais apresentações clínicas são a foliculite-furunculose-celulite (FFC), a piodermite nasal, a piodermite mentoniana e a piodermite interdigital. O diagnóstico é realizado mediante uma combinação de informações de anamnese, exame físico e exames complementares, comobiópsia cutânea, cultura e antibiograma. Antibióticos sistêmicos são necessários e devem ser escolhidos com base nacultura e no antibiograma. Eles são utilizados de forma associada à terapia tópica. O tratamento deve ser mantido por, pelo menos, 14 dias após a cura clínica.

Palavras-chave

Staphylococcus spp.; Pseudomonas spp.; dermatopatia bacteriana; foliculite-furunculose-celulite (FFC); antibioticoterapia.  

Detalhes

Título
PIODERMITE PROFUNDA CANINA

Autores
DANIELA FLORES FERNANDES; CAMILA GOTTLIEB LUPION

Assunto / Palavras-chave
Staphylococcus spp.; Pseudomonas spp.; dermatopatia bacteriana; foliculite-furunculose-celulite (FFC); antibioticoterapia.  

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-245-1.C0004

Ciclo
6

Volume
4

Páginas
99-134p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana