Entrar
Informações do DOI

TUMORES NEUROENDÓCRINOS DO ESTÔMAGO E DO INTESTINO DELGADO

In: PROACI C17V4

Autores deste artigo

  • BRUNO ZILBERSTEIN
  • WILLY PETRINI SOUSA
  • MARINA ALESSANDRA PEREIRA
  • OSMAR KENJI YAGI
  • ULYSSES RIBEIRO JR.
  • DANILO DALLAGO DE MARCHI

Resumo

Os tumores neuroendócrinos (TNEs) são neoplasias epiteliais com diferenciação predominantemente neuroendócrina, que podem surgir na maioria dos órgãos. Os TNEs podem ser divididosem duas categorias principais: bem diferenciados e pouco diferenciados. Com base na combinação de tamanho do tumor, invasão vascular e perineural,atividade proliferativa, invasão local e de linfonodos e metástases adistância, os TNEs foram separados em TNEs bem diferenciados com comportamento benigno, os TNEs bem diferenciados com comportamento incerto, o carcinoma neuroendócrino diferenciado e os TNEs pouco diferenciados. Os tumores carcinoides originam-se de células (neuroendócrinas) enterocromafins do trato aerodigestivo. As características dos tumores carcinoides do trato digestivo variam com o local do TNE: estômago ? os carcinoides gástricos são subdivididos em três categorias (tipos 1, 2 e 3), que têm comportamento biológico e prognósticos distintos; intestino delgado ? tumores do duodeno e Ampola de Vater, jejuno-ileal e apêndice, em que o diagnóstico precoce e preciso é muitas vezes adiado por quatro ou cinco anos, porque a maioria dos carcinoides intestinais são pequenos, inicialmente assintomáticos, ou diagnosticados, inicialmente, como alergia ou síndrome do intestino irritável. Os TNEs gástricos podem ser tratados de forma cirúrgica ou endoscópica, enquanto a cirurgia é a única forma de terapia curativa para os tumores carcinoides do intestino delgado. A quimioterapia para tumor carcinoide intestinal metastático pequeno tem sido decepcionante, em geral. A somatostatina e seus análogos são eficazes no controle de sintomas relacionados com carcinoides.  

Palavras-chave

cirurgia do aparelho digestivo; tumor carcinoide; doenças do estômago; neoplasias intestinais; endoscopia gastrintestinal.

Detalhes

Título
TUMORES NEUROENDÓCRINOS DO ESTÔMAGO E DO INTESTINO DELGADO

Autores
BRUNO ZILBERSTEIN; WILLY PETRINI SOUSA; MARINA ALESSANDRA PEREIRA; OSMAR KENJI YAGI; ULYSSES RIBEIRO JR.; DANILO DALLAGO DE MARCHI

Assunto / Palavras-chave
cirurgia do aparelho digestivo; tumor carcinoide; doenças do estômago; neoplasias intestinais; endoscopia gastrintestinal.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-338-0.C0005

Ciclo
17

Volume
4

Páginas
53-84p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana