Entrar
Informações do DOI

FISIOTERAPIA NA DISPLASIA COXOFEMORAL

In: PROMEVET C6V2

Autores deste artigo

  • STELLA HELENA SAKATA LOPES
  • THAMIRES SHIZUE PANASSOL MIZOBE

Resumo

A displasia coxofemoral é uma alteração genética e hereditária do crescimento (o animal já nasce com a doença, mas o diagnóstico ainda não é passível na fase avaliada, em um filhote por exemplo) da articulação coxofemoral, sendo representada pela disparidade entre a massa muscular primária e o rápido crescimento ósseo, o que gera instabilidade articular com variáveis graus de incongruência e subluxação da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo. A fisioterapia veterinária vem sendo utilizada em pequenos animais na recuperação de afecções ortopédicas ou neurológicas, tornandoo seu usocada vez mais comum quando se fala em melhora na recuperação. O tratamento da displasia coxofemoral tem como intuito controlar a dor, promover a estabilização articular e minimizar a progressão da osteoartrose, podendo o paciente evoluir de maneira conservativa ou no pós-cirúrgico. A fisioterapia vem se mostrando de extrema importância na recuperação desses animais, mantendo-os estáveis por longos períodos com analgesia, manutenção do reforço muscular e conscientização dos tutores em relação ao manejo do piso e controle do escore corporal, promovendo melhora na qualidade de vida.

Palavras-chave

fisioterapia veterinária; reabilitação de pequenos animais; subluxação da cabeça do fêmur; incongruência articular; instabilidade articular.  

Detalhes

Título
FISIOTERAPIA NA DISPLASIA COXOFEMORAL

Autores
STELLA HELENA SAKATA LOPES; THAMIRES SHIZUE PANASSOL MIZOBE

Assunto / Palavras-chave
fisioterapia veterinária; reabilitação de pequenos animais; subluxação da cabeça do fêmur; incongruência articular; instabilidade articular.  

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2020

DOI
10.5935/978-65-5848-080-8.C0002

Ciclo
6

Volume
2

Páginas
119-160p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2020 Artmed Panamericana