Entrar
Informações do DOI

LESÕES E SUA PREVENÇÃO EM MILITARES

In: PROFISIO C10V3

Autores deste artigo

  • THIAGO REBELLO DA VEIGA
  • ROBERTA BRAGA MENDONÇA
  • LEONARDO SHIGAKI

Resumo

As lesões musculoesqueléticas (LMEs) em militares representam um fator importante na diminuição da capacidade de pronto emprego da tropa e um elevado custo ao sistema de saúde militar. A alta prevalência das LMEs está diretamente relacionada às características das atividades desenvolvidas, tanto nos períodos de treinamento, como durante as ações operativas reais. Segundo diversos estudos, a maior parte das LMEs possui mecanismos de sobrecarga e acomete principalmente o quadrante inferior, sendo a prática da corrida a principal atividade relacionada ao aparecimento dos sintomas. Neste capítulo, contextualizam-se aspectos inerentes à carreira militar, realiza-se um amplo levantamento epidemiológico das lesões em militares e, em seguida, propõe-se um modelo de avaliação funcional que possibilite a triagem de fatores de risco e a identificação eventual de uma rede de determinantes. Por fim, disserta-se sobre algumas estratégias para a formulação de um programa de prevenção fundamentado em três grandes pilares: educação para automanejo, monitoramento da carga de treinamento e implementação de um protocolo de exercícios funcionais.

Palavras-chave

epidemiologia de lesões em militares; fatores de risco para LMEs; avaliação funcional em militares; prevenção de LMEs em militares.

Detalhes

Título
LESÕES E SUA PREVENÇÃO EM MILITARES

Autores
THIAGO REBELLO DA VEIGA; ROBERTA BRAGA MENDONÇA; LEONARDO SHIGAKI

Assunto / Palavras-chave
epidemiologia de lesões em militares; fatores de risco para LMEs; avaliação funcional em militares; prevenção de LMEs em militares.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-195-9.C0003

Ciclo
10

Volume
3

Páginas
9-80p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana