

AO VIVO | GRATUITO | ONLINE
15 e 16 de março de 2023
CONHEÇA OS PALESTRANTES E COORDENADORES:
Palestrantes Internacionais:

Psicóloga. Mestre em Serviço Social pela Smith College School for Social Work e tem certificação psicanalítica pelo Westchester Center for Psychoanalysis and Psychotherapy, onde atua como professora. Co-autora do livro “Enfrentando o câncer: habilidades da Terapia Comportamental Dialética (DBT) para lidar com suas emoções e equilibrar as incertezas com esperança” publicado no Brasil pela Editora Artmed. É uma sobrevivente do câncer e estudante zen que ensina habilidades de enfrentamento a pacientes e cuidadores e oferece treinamento para médicos e organizações.

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Strauss Fellow do Departamento de Psiquiatria e Course Lecturer do Departamento de Psicologia da McGill University (Montreal, Canadá). Coautor do Inventário Dimensional do Desenvolvimento Infantil (IDADI e IDADI-Breve).

Psicólogo. Professor de Psicologia Clínica na Linköping University (Suécia), no Departamento de Ciências do Comportamento e Aprendizagem e no Departamento de Ciências Biomédicas e Clínicas. PhD em Psicologia clínica e PhD em Medicina, Otorrinolaringologia. Membro fundador e ex-presidente da Sociedade Internacional de Pesquisa em Intervenções na Internet (ISRII). Membro fundador e atual presidente da Sociedade Europeia de Pesquisa em Intervenções na Internet (ESRII). Tem treinamento como terapeuta de TCC e possui licença e diploma de pós-graduação como psicoterapeuta. Já publicou mais de 800 trabalhos de pesquisa, 70 capítulos e 20 livros.

Psicóloga. Professora Associada do Departamento de Filosofia, Ciências Sociais e Educação e Presidente do Programa de Pós-Graduação de Ética da Comunicação, Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica da Universidade de Perugia (Itália). Psicóloga psicométrica interessada em como metodologias válidas e avançadas e estratégias de análise de dados podem melhorar as pesquisas sobre deficiências de desenvolvimento (por exemplo: desenvolvimento de escalas, métodos para emparelhar grupos de pesquisa e identificar variáveis mais discriminantes). Autora de um método para avaliar todas as dimensões socioculturais e aplicações para estudar como o contexto pode afetar o comportamento adaptativo e os comportamentos desafiadores de indivíduos com desenvolvimento típico e atípico. Coautora da Escala de Comportamento Adaptativo de Diagnóstico (DABS) da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AAIDD). Editora associada da revista científica Research in Developmental Disabilities (RiDD, Elsevier). Membro da AAIDD. Ganhadora do Prêmio Internacional AAIDD 2018.
Palestrantes Nacionais:

Psicóloga. Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental e em Psicologia Clínica. Mestre e Doutora em Psicologia, com período de doutorado sanduíche na University of Hawaii at Hilo e pós-doutorado em Psicologia. Possui Formação em Depoimento Especial – Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense – PBEF pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2020). Atualmente é Analista Judiciária – Especialidade Psicologia - do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Coautora do livro “Violência sexual contra crianças e adolescentes: Testemunho e avaliação psicológica”. Autora do ebook/livro “A proteção das crianças depende de um olhar singular” (Canal Proteja, 2020). Idealizadora e Produtora de Conteúdos do Canal Proteja.

Médico com especialização em Psiquiatria e Psiquiatria Infantil. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Paris 13. Pós-doutorado em Psiquiatria da Infância pela Universidade Paris 6. Psicanalista de adultos e crianças pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Atualmente, trabalha em consultório e como professor convidado nos cursos de Psicologia da Unisinos e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como escritor, tem 41 livros publicados, entre poemas, contos infantojuvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Participa de diversos projetos de encontros entre escritores e jovens leitores, como o Adote um Escritor e o Fome de Ler. Seu livro mais recente é “A Nova Infância em Análise”, publicado em 2021 pela Artmed Editora.

Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Ciências pela FFCLRP. Especialista em Gestão em Saúde Pública pela Unicamp. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo IPUSP. Atualmente é supervisora e professora da residência em psiquiatria em rede da Prefeitura de São Paulo. Áreas de atuação: Psicanálise e suas inter-relações entre políticas públicas, ciências da linguagem e história.

Psicóloga. Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS). Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria (UFRGS). Professora Titular dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica e Psicopatologia (NEAPP-UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 1C.

Psicólogo. Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho – Portugal. Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Iniciou uma unidade pioneira no país para o atendimento de pacientes Dependentes em Tecnologia, desenvolvendo modelos de intervenção em psicoterapia e onde coordena o referido grupo (PRO-AMITI-IPq/HCFMUSP). É Consultor Técnico do Governo Federal para o Programa Reconecte. Foi Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Terapias Cognitivas, dentre outras sociedades. Publicou 15 livros, além de já ter colaborado diretamente na produção de mais de 1 mil matérias para a mídia leiga.

Psicóloga. Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Diagnóstico Psicológico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora titular do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP -UFRGS) e do Centro de Avaliação Psicológica (UFRGS). Bolsista de produtividade em Pesquisa, CNPq. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da Pós Artmed.

Psicóloga. Mestre e doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Psicóloga do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, coordenadora do Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar (STAIF) desta instituição. Criadora do Projeto Fênix-USP para atendimento gratuito e on-line de crianças, adolescentes, adultos e famílias que foram afetados pela pandemia da Covid-19. Sócio-fundadora da Clínica Atten de Psicologia. Docente de cursos de pós-graduação. Supervisora, pesquisadora e psicóloga de crianças, adolescentes e adultos. Autora dos livros “Meu corpo vive essa dor” e o infantil “Os bolis e a bolha”.

Médico psiquiatra e psicanalista. Membro fundador, titular e didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Professor da Universidade da Fundação Universidade Mário Martins e autor de livros de psicanálise.

Psicóloga. Mestre em Psicologia (UCDB). Formação em Perícia Psicológica e Neuropsicológica (IPqHCFM-USP). Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (UCDB). Especialista em Avaliação Psicológica (IPOG). Especialista em Psicologia Jurídica com ênfase em Perícia Psicológica (IPOG). Especialista em Psicologia Organizacional e Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui as proficiências na Codificação e Administração do Teste Rorschach pelo sistema R-PAS. Participa como pesquisadora internacional na coleta de dados normativos no Brasil por esse sistema. É a profissional com o maior número de protocolos R-PAS aplicados e interpretados no Brasil (570, no momento) e a 17ª no ranking mundial. Ministra a Formação no Teste Roschach, pelo sistema R-PAS, com certificado reconhecido pela Editora Hogrefe. Foi membro do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho (UNICAMP e UCDB). Atua com psicologia clínica, avaliação psicológica e é perita credenciada do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. Coordena o Núcleo de Psicologia Jurídica e o Núcleo do Sistema Prisional do Conselho Regional de Psicologia – 14ª Região. Coordena a Pós-graduação em Perícia Psicológica Forense e a Pós-graduação em Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho pela Faculdade Insted. É membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Fundadora e Diretora do Instituto Rorschach do Mato Grosso do Sul.

Psicóloga. Mestre em Psicologia (UCDB). Formação em Perícia Psicóloga. Mestre e Doutora em Psicologia pela PUCRS. Doutorado sanduíche na University of Maryland, Baltiomre County, MD (EUA). Pós-Doutora em Psicobiologia pela UNIFESP. Experiência como psicoterapeuta cognitivo-comportamental com curso no Beck Institute (EUA). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFGD. Professora Colaboradora e PNPD no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS. Assessora de Marketing e Comunicação da Federação Latino-americana de Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais (ALAPCCO). Autora de artigos científicos e capítulos de livro na área da Psicologia Clínica. Palestrante em eventos nacionais e internacionais. Pesquisadora na área de Intervenções Online, Motivação para Mudança e Terapia Cognitivo-comportamental.

Psicólogo. Psicanalista. Mestre e doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo. Autor dos livros “História de uma regra não escrita” e “O self anônimo”, ambos pela editora Zagodoni

Psicóloga. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS. Doutora em Psicologia pela UFRGS. Pós-doutorado em Psicologia pela UFRGS. Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas.

Psicólogo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Psicologia Clínica e do Desenvolvimento pela Albert-Ludwig Universität Freiburg (Alemanha). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento e do Departamento e Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Terapia Cognitivo-Comportamental, Manejo do Comportamento Suicida e Avaliação Psicológica. Coordenador do Grupo de Trabalho em Terapia Cognitiva da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia. Bolsista de produtividade do CNPq.

Psicóloga. Mestre em Psicologia Experimental. Especialista em Análise do Comportamento. Professora e coordenadora do curso de ACT no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Autora do livro “Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso” e coautora do livro “Terapias Comportamentais de Terceira Geração”, “O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo Comportamentais”, entre outros. Ex-presidente fundadora da Associação Brasileira para a Ciência Comportamental Contextual – ACBS Brasil, e fez parte da diretoria fundadora da Fundação da ACBS mundial (ACBS Foundation).

Psicóloga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro associado do Instituto Brasileiro de Avaliação psicológica (IBAP), do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP – UFRGS) e do Grupo de Pesquisa (GT) Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Infantil e Adolescente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Psicóloga. Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Doutora em Psicologia (USP-RP). Especialista em Terapia Focada na Compaixão (Compassionate Mind Foundation & British Society of Psychology - UK), Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema (IPTC -PR). Formação em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (Oxford-UK), em Mindful Self-Compassion (CMSC-USA), Mindful Eating (CMECL-USA) e Dinâmicas dos Grupos (SBDG-RS). É presidente-fundadora da Associação Mente Compassiva Brasil (Gestão 2020-2024). Foi docente de cursos de graduação em Psicologia por 10 anos e atualmente é psicóloga clínica, pesquisadora, autora, professora de cursos de especialização em TCC e Terapia Focada na Compaixão.

Psicólogo. Especialista em Avaliação Psicológica (UFRGS, 2014). Mestre e Doutor em Psicologia (UFRGS). Realizou estágio de doutorado na University of Minnesota com o Prof. Dr. Robert F. Krueger. É pesquisador colaborador do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP-UFRGS) e foi colaborador no Centro de Avaliação Psicológica (CAP-UFRGS).

Psicóloga. Doutora com Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicologia Jurídica (Ulbra). Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Realiza avaliações psicológicas no contexto forense e atua como assistente técnica em Varas de Família.

Psicólogo. Doutor em Psicologia (UFRGS/University of Virginia, US). Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas – FBTC. Professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva em diversos estados do Brasil. Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre - RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica.

