Entrar
Informações do DOI

SÍNDROME DE VASOCONSTRIÇÃO CEREBRAL REVERSÍVEL

In: PRONEURO C1V4

Autores deste artigo

  • EVA ROCHA

Resumo

A síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR) é caracterizada por cefaleia intensa associada a vasoconstrições arteriais cerebrais, que podem culminar em infarto cerebral, hemorragia intracraniana ou edema vasogênico. Dentre os fatores desencadeantes, destacam-se uso de drogas vasoconstritoras, gravidez e puerpério. Clinicamente, o paciente manifesta uma cefaleia em trovoada, geralmente recorrente, associada ou não a outros sintomas neurológicos. Os exames de neuroimagem cerebral podem ser normais ou evidenciar infartos em zonas de fronteira, hemorragia subaracnóidea sulcal, hemorragia intraparenquimatosa ou edema vasogênico. A neuroimagem vascular evidencia vasoconstrições arteriais segmentares. O escore diagnóstico RCVS2 pode diferenciar a SVCR de outras arteriopatias intracranianas com acurácia e apresenta como critérios cefaleia em trovoada, envolvimento carotídeo, desencadeante vasoconstritor, sexo feminino e HSA. O tratamento é caracterizado por suporte clínico e cessação do fator desencadeante, geralmente com melhora completa dos sintomas e da vasoconstrição. O uso de corticosteroides é maléfico e deve ser evitado.  

Palavras-chave

síndrome de vasoconstrição cerebral reversível; arteriopatias cerebrais; vasoconstrição; cefaleia em trovoada; neuroimagem.  

Detalhes

Título
SÍNDROME DE VASOCONSTRIÇÃO CEREBRAL REVERSÍVEL

Autores
EVA ROCHA

Assunto / Palavras-chave
síndrome de vasoconstrição cerebral reversível; arteriopatias cerebrais; vasoconstrição; cefaleia em trovoada; neuroimagem.  

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-219-2.C0005

Ciclo
1

Volume
4

Páginas
45-72p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana