TELECONSULTA DE ENFERMAGEM: UMA INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
In: PROENF C16V1
Autores deste artigo
- ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
- PHELLYPE KAYYAÃ DA LUZ
- ANA KARINE DA COSTA MONTEIRO
- LAYNARA MARIA DAS GRAÇAS ALVES LOBO
Resumo
O presente capítulo aborda a teleconsulta de enfermagem como uma inovação em tecnologia da informação. A teleconsulta é definida como consulta a distância que usa tecnologias de informação e comunicação (TICs) que possibilitam interação síncrona ou assíncrona, mediando a comunicação entre profissionais de saúde ou profissionais de saúde e clientes que estão separados geograficamente. No Brasil, a teleconsulta de enfermagem foi autorizada e normatizada por meio da Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 634/2020. Para realizá-la, o enfermeiro deve identificar-se, obter consentimento e dados de identificação do cliente, registrar data e hora do início e encerramento da teleconsulta e realizar todas as etapas do processo de enfermagem usando competências clínicas e operacionais. A teleconsulta de enfermagem é ferramenta muito estratégica que, especialmente na pandemia do novo coronavírus, tem contribuído para a continuação dos cuidados aos clientes que momentaneamente não podem se deslocar até os serviços de saúde.
Palavras-chave
teleconsulta de enfermagem; tics; processo de enfermagem; competências do telenfermeiro.
Detalhes
Título
TELECONSULTA DE ENFERMAGEM: UMA INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Autores
ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE; PHELLYPE KAYYAÃ DA LUZ ; ANA KARINE DA COSTA MONTEIRO ; LAYNARA MARIA DAS GRAÇAS ALVES LOBO
Assunto / Palavras-chave
teleconsulta de enfermagem; tics; processo de enfermagem; competências do telenfermeiro.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2021
DOI
10.5935/978-65-5848-215-4.C0004
Ciclo
16
Volume
1
Páginas
69-98p.
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2021 Artmed Panamericana