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Informações do DOI

TELECONSULTA DE ENFERMAGEM: UMA INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

In: PROENF C16V1

Autores deste artigo

  • ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
  • PHELLYPE KAYYAÃ DA LUZ
  • ANA KARINE DA COSTA MONTEIRO
  • LAYNARA MARIA DAS GRAÇAS ALVES LOBO

Resumo

O presente capítulo aborda a teleconsulta de enfermagem como uma inovação em tecnologia da informação. A teleconsulta é definida como consulta a distância que usa tecnologias de informação e comunicação (TICs) que possibilitam interação síncrona ou assíncrona, mediando a comunicação entre profissionais de saúde ou profissionais de saúde e clientes que estão separados geograficamente. No Brasil, a teleconsulta de enfermagem foi autorizada e normatizada por meio da Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 634/2020. Para realizá-la, o enfermeiro deve identificar-se, obter consentimento e dados de identificação do cliente, registrar data e hora do início e encerramento da teleconsulta e realizar todas as etapas do processo de enfermagem usando competências clínicas e operacionais. A teleconsulta de enfermagem é ferramenta muito estratégica que, especialmente na pandemia do novo coronavírus, tem contribuído para a continuação dos cuidados aos clientes que momentaneamente não podem se deslocar até os serviços de saúde.

Palavras-chave

teleconsulta de enfermagem; tics; processo de enfermagem; competências do telenfermeiro.

Detalhes

Título
TELECONSULTA DE ENFERMAGEM: UMA INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Autores
ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE; PHELLYPE KAYYAÃ DA LUZ ; ANA KARINE DA COSTA MONTEIRO ; LAYNARA MARIA DAS GRAÇAS ALVES LOBO

Assunto / Palavras-chave
teleconsulta de enfermagem; tics; processo de enfermagem; competências do telenfermeiro.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-215-4.C0004

Ciclo
16

Volume
1

Páginas
69-98p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana