Câncer de mama: entenda como a prática esportiva pode auxiliar no combate à doença

  • abril/2019
  • 2493 visualizações
  • Nenhum comentário
câncer de mama atividades físicas

O câncer de mama é o carcinoma mais incidente entre as mulheres no Brasil e o segundo mais mortal, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Entretanto, a mortalidade de um percentual significante dessas pacientes pode ser evitada com uma medida simples: exercícios físicos. Isso porque o sedentarismo contribui mais para os óbitos do que outros fatores de risco relacionados à doença, como consumo de álcool e açúcar, dieta inadequada e obesidade.

Uma pesquisa publicada pela revista Nature revelou que uma em cada dez mortes de mulheres motivada pelo câncer de mama na pós-menopausa teria sido evitada com a prática regular de atividades físicas. Em 2015, ano do estudo, cerca de 12% das mortes não teriam ocorrido caso as pacientes tivessem feito caminhadas de no mínimo 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais: Entenda o que a educação continuada pode fazer pela sua carreira!

Os pesquisadores – entre eles brasileiros e norte-americanos – concluíram que efeitos colaterais comuns no tratamento do câncer de mama também foram atenuados devido à prática esportiva. As pacientes ativas demostraram sentir menos fadiga e severidade de depressão quando comparadas àquelas que não mantinham uma rotina de exercícios físicos.

A prática foi decisiva para o equilíbrio dos níveis hormonais (fatores que influenciam no surgimento e avanço da doença), diminuindo a quantidade de estrogênio e insulina. Assim, a possibilidade de inflamações é reduzida. Além disso, ocorreu melhora no sistema imunológico e redução do tempo de trânsito gastrointestinal. Não foram registradas reações adversas durante o estudo.

Para saber mais sobre a importância de realizar atividades físicas na prevenção do câncer de mama, baixe agora o material gratuito que preparamos! Com esse infográfico, você vai estar por dentro de estudos de caso e pesquisas relacionadas ao assunto. Basta se cadastrar no formulário abaixo:


Redação Secad
Matéria por

Redação Secad

O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.

Deixe uma resposta

Tele-Vendas

(51) 3025.2597

Tele-Vendas Liga

Para você

Informações

(51) 3025.2550