Atualização em Ginecologia e Obstetrícia: confira entrevista com diretor da Febrasgo

  • maio/2018
  • 1355 visualizações
  • Nenhum comentário
Atualização em Ginecologia e Obstetrícia

Para entendermos melhor como a atualização em ginecologia e obstetrícia reflete na área da saúde, a redação do Secad conversou sobre o assunto com o diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Dr. Juvenal Barreto B. de Andrade. Veja o que o profissional declara como imprescindível para o aprimoramento constante de ginecologistas e obstetras.

Juvenal Barreto B. de Andrade é médico ginecologista e obstetra. Diretor do serviço de Obstetrícia do Hospital Leonor Mendes de Barros em São Paulo. Diretor de defesa e valorização profissional da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Pode dar exemplos na área de Ginecologia e Obstetrícia de diagnóstico, tratamentos, protocolos ou tecnologias que surgiram nos últimos anos e que não eram usados antigamente?

O avanço tecnológico em diversas áreas da Medicina nos últimos anos foi muito grande e nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia não foi diferente. Em Obstetrícia, na assistência dada a gestantes de alto risco, houve a evolução dos aparelhos de ultrassonografia na realização dos exames morfológicos fetais e dopplerfluxometria. Isso, consequentemente, auxiliou no acompanhamento de gestantes hipertensas, diabéticas, com alterações endócrinas da tireoide, entre outras, proporcionando condições e datas adequadas para o melhor resultado materno fetal. Já no campo da Ginecologia, os progressos foram muito significativos em relação à reprodução assistida, tratamento da endometriose profunda e no tratamento do câncer ginecológico.

E para aprimorar a sua prática profissional e ainda ficar por dentro de assuntos recentes da sua área de atuação, confira a atualização em Ginecologia e Obstetrícia,  desenvolvida pela Febrasgo.

Conteúdo na área de saúde se encontra em abundância na Internet. Mas como saber se os conteúdos têm qualidade e credibilidade?

As melhores fontes de informações são as publicações científicas baseadas em evidências. O acesso a todos os profissionais da área pode ser conseguido junto às sociedades das especialidades, sendo por meio de publicações em revistas científicas, portais próprios na internet, etc.

Qual é o benefício de o profissional obter um certificado de atualização profissional na área?

Na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia é conferido o título de especialista ao médico que participou do programa de residência nessa especialidade e se submete a prova teórica e prática. Sendo aprovado, ele recebe o título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).

Não ter tempo é desculpa para um ginecologista/obstetra não se atualizar? Como ele pode conciliar a atualização profissional à rotina quase sempre intensa?

A atualização do conhecimento pelo profissional da área da saúde é obrigatória. As mudanças relativas às práticas diagnósticas e terapêuticas são extremamente rápidas e o médico que não se atualiza corre o risco de não concorrer profissionalmente. Tais atualizações podem ser alcançadas por meio de congressos, cursos de atualização, assinaturas de revistas especializadas, entre outras atividades. A falta de tempo não pode ser motivo de desculpa.

Redação Secad
Matéria por

Redação Secad

O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.

Tele-Vendas

(51) 3025.2597

Tele-Vendas Liga

Para você

Informações

(51) 3025.2550