10 passos para uma alimentação saudável

  • outubro/2017
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alimentação saudável

Ter boa saúde não se resume a controlar o açúcar e realizar atividades físicas regularmente. O cuidado com o equilíbrio e, principalmente, com a origem dos alimentos é uma prioridade apontada pelo Guia Alimentar para População Brasileira (GAPB). Lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde, o manual auxilia profissionais da nutrição a orientar pacientes sobre padrões saudáveis de alimentação.

As recomendações do GABP

1. Dispor de alimentos in natura ou minimamente processados como a base da alimentação;

2. Utilizar óleos, gordura, sal e açúcar em pequenas quantidades;

3. Limitar o consumo de alimentos processados;

4.Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;

5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, na companhia de alguém;

6. Fazer compras em locais com variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;

7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;

8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;

9.Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;

10. Desenvolver senso crítico quanto às informações nutricionais veiculadas em propagandas comerciais.

Para saber mais sobre a classificação por grau de processamento, clique aqui.

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