Evento de lançamento do app Artmed +Rápida PSI reúne grandes nomes da psiquiatria

  • dezembro/2020
  • 1119 visualizações
  • Nenhum comentário
Evento de lançamento do app Artmed +Rápida PSI reúne grandes nomes da psiquiatria

Para marcar o lançamento do aplicativo Artmed +Rápida PSI, no dia 1º/12, a Artmed promoveu um evento online e gratuito com grandes nomes da psiquiatria no Brasil e no mundo. Foram cerca de 15 mil inscritos e mais de 3 horas integrando conhecimento e debatendo temas sobre saúde mental, que foram divididos em dois simpósios – além de uma rodada de perguntas ao final com todos os convidados.

O encontro iniciou com o simpósio “Inovações na prática clínica”, mediado pelo psiquiatra Ives Cavalcante Passos, um dos organizadores do aplicativo. Ele também é professor permanente no Programa de Pós-graduação em Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

“A história natural dos transtornos de humor” foi o primeiro assunto da noite, apresentado por Flávio Kapczinski, que é professor do Departamento de Psiquiatria da McMaster University (Canadá) e professor titular do Departamento de Psiquiatria da UFRGS. Em seguida, Valentim Gentil Filho, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e livre-docente pela mesma instituição, debateu a formação do psiquiatra com o tema “Para usar bem uma inovação, cuide da sua formação”. Aristides Cordioli, mestre e doutor em Psiquiatria pela UFRGS e autor do livro Psicofármacos, publicado pela Artmed, encerrou as apresentações desse painel falando sobre “Atendimento on-line: um novo paradigma da prática psiquiátrica”.

O segundo simpósio, nomeado “O futuro da Psicofarmacologia”, contou com a mediação da psiquiatra Carolina Gallois, também organizadora do aplicativo Artmed +Rápida PSI. Ela é especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Centro de Estudos Luís Guedes (CELG) do HCPA, co-desenvolvedora de versões brasileiras de instrumentos de avaliação e promoção de saúde mental do Institute of Psychiatry, King’s College, University of London e co-organizadora da obra Psicofármacos: consulta rápida – 5. ed., Artmed.  

Neste painel, Pedro do Prado Lima, psiquiatra com treinamento em Psiquiatria na Clinique des Maladies Mentales et de l’Éncéphale (CMME) e doutor em Bioquímica pela UFRGS, participou com o tema “O uso de antipsicóticos na depressão”. Logo após, Luiz Henrique Dieckmann, mestre em Psicobiologia pela Unifesp, trouxe as atualizações sobre “Medicações offlabel no tratamento da depressão: para onde as evidências apontam?”. Para encerrar as apresentações, o psiquiatra Stephen M. Stahl apresentou o tema “O futuro da Psicofarmacologia: novos produtos no pipeline”. Stahl é referência mundial em Psicofarmacologia e autor de mais de 500 artigos e capítulos de livros, sendo vários destes publicados no Brasil pela Artmed Editora.

Fechando com chave de ouro, a última parte do evento reuniu os seis convidados e os dois mediadores. Junto a eles, a Diretora Editorial da Artmed e psicóloga, Adriane Kiperman, conduziu a rodada de perguntas com os questionamentos levantados pelo público durante as apresentações ao vivo.

Criado com base nos best-sellers Psicofármacos de Cordioli, Guia de Psicofarmacologia de Stahl, DSM-5 e CID-10, o Artmed +Rápida PSI oferece aos profissionais uma maneira ágil e segura de acessar informações que amparem a tomada de decisões clínicas na área. Além de conteúdos sobre transtornos psiquiátricos, critérios diagnósticos e orientações sobre a classificação de doenças, psiquiatras e psicólogos também podem consultar uma ferramenta que permite identificar interações medicamentosas e um guia de técnicas terapêuticas.

Quem perdeu o lançamento ou quer assistir novamente às apresentações na íntegra pode acessar o vídeo através do aplicativo Artmed +Rápida PSI. Para saber mais sobre o aplicativo e como baixá-lo, acesse aqui.

Redação Secad
Matéria por

Redação Secad

O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.

Tele-Vendas

(51) 3025.2597

Tele-Vendas Liga

Para você

Informações

(51) 3025.2550