Entrar
Informações do DOI

AS LESÕES E A FISIOTERAPIA ESPORTIVA EM UM TRIATLO IRONMAN

In: PROFISIO C11V1

Autores deste artigo

  • FÁBIO SPRADA DE MENEZES
  • FELIPE MOREIRA CAMPOS

Resumo

O triatlo ironman, competição que envolve alternância consecutiva de três modalidades esportivas, a saber, 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42.195 quilômetros de corrida (equivalente a uma maratona), exige o máximo das capacidades fisiológicas e psicológicas dos atletas, tornando a participação em uma prova desse porte um desafio quase que de vida ou morte. O desgaste cumulativo associado à repetição gestual é uma situação extremamente complexa durante uma competição de ironman, principalmente combinada com o desgaste orgânico provocado por mais de 8 horas de prova. Entender a biomecânica de cada modalidade, as peculiaridades da distância a ser percorrida, a epidemiologia, os fatores de risco, a prevalência, a fisiopatologia e a complexidade das lesões, assim como a importância do controle de carga de treinamento é primordial para o fisioterapeuta que atua nessa modalidade. No contexto do triatlo, o fisioterapeuta esportivo é o profissional que atua desde a prevenção de lesões, o monitoramento da carga de treino e do estado de saúde do atleta, passando pela recuperação funcional até o recovery, pós-treinos e a competição.  

Palavras-chave

Triatlo; Ironman;  Fisioterapia esportiva; Prevalência de lesões; Controle de carga de treinamento; Prevenção de lesões.  

Detalhes

Título
AS LESÕES E A FISIOTERAPIA ESPORTIVA EM UM TRIATLO IRONMAN

Autores
FÁBIO SPRADA DE MENEZES ; FELIPE MOREIRA CAMPOS

Assunto / Palavras-chave
Triatlo; Ironman;  Fisioterapia esportiva; Prevalência de lesões; Controle de carga de treinamento; Prevenção de lesões.  

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-407-3.C0001

Ciclo
11

Volume
1

Páginas
51-87p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana