Entrar
Informações do DOI

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO TERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

In: PROCOGNITIVA C8V2

Autores deste artigo

  • JANAÍNA BIANCA BARLETTA
  • CARMEM BEATRIZ NEUFELD
  • MICHELLA LOPES VELASQUEZ
  • FABIANA GAUY

Resumo

O treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais tem importância fundamental para que se possa manter a qualidade e a fidelidade da proposta terapêutica, e, com isso, aumentar a eficácia nos resultados do tratamento realizados em contextos cotidianos. A supervisão com foco no desenvolvimento de competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido considerada um momento imperativo nos programas de treinamentos de terapeutas; porém, ainda há algumas lacunas no processo de ensino-aprendizagem, incluindo modelos, atividades educativas, entre outros. O objetivo deste capítulo é apresentar diferentes recursos pedagógicos e possibilidades de uso para o desenvolvimento profissional, em especial a possibilidade de gravação e de transcrição de sessão, e o uso de avaliações e de monitoramentos de competências clínicas, como a escala de terapia cognitiva revisada (em inglês, revised cognitive therapy scale [CTS-R]) e a incorporação de aplicativos móveis.

Palavras-chave

Supervisão baseada em evidência; competências clínicas essenciais; Recursos pedagógicos.

Detalhes

Título
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO TERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores
JANAÍNA BIANCA BARLETTA; CARMEM BEATRIZ NEUFELD ; MICHELLA LOPES VELASQUEZ; FABIANA GAUY

Assunto / Palavras-chave
Supervisão baseada em evidência; competências clínicas essenciais; Recursos pedagógicos.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-339-7.C0001

Ciclo
8

Volume
2

Páginas
117-168p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana