ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO TERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
In: PROCOGNITIVA C8V2
Autores deste artigo
- JANAÍNA BIANCA BARLETTA
- CARMEM BEATRIZ NEUFELD
- MICHELLA LOPES VELASQUEZ
- FABIANA GAUY
Resumo
O treinamento de terapeutas cognitivo-comportamentais tem importância fundamental para que se possa manter a qualidade e a fidelidade da proposta terapêutica, e, com isso, aumentar a eficácia nos resultados do tratamento realizados em contextos cotidianos. A supervisão com foco no desenvolvimento de competências clínicas em terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido considerada um momento imperativo nos programas de treinamentos de terapeutas; porém, ainda há algumas lacunas no processo de ensino-aprendizagem, incluindo modelos, atividades educativas, entre outros. O objetivo deste capítulo é apresentar diferentes recursos pedagógicos e possibilidades de uso para o desenvolvimento profissional, em especial a possibilidade de gravação e de transcrição de sessão, e o uso de avaliações e de monitoramentos de competências clínicas, como a escala de terapia cognitiva revisada (em inglês, revised cognitive therapy scale [CTS-R]) e a incorporação de aplicativos móveis.
Palavras-chave
Supervisão baseada em evidência; competências clínicas essenciais; Recursos pedagógicos.
Detalhes
Título
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO TERAPEUTA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Autores
JANAÍNA BIANCA BARLETTA; CARMEM BEATRIZ NEUFELD ; MICHELLA LOPES VELASQUEZ; FABIANA GAUY
Assunto / Palavras-chave
Supervisão baseada em evidência; competências clínicas essenciais; Recursos pedagógicos.
Editora
Artmed Panamericana
Ano de publicação
2021
DOI
10.5935/978-65-5848-339-7.C0001
Ciclo
8
Volume
2
Páginas
117-168p.
Idioma
pt (padrão do ISO 639)
Copyright
@2021 Artmed Panamericana