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Informações do DOI

PAPEL DA EMPATIA NO ATENDIMENTO CLÍNICO

In: PROPSICO C5V3

Autores deste artigo

  • MARIA ADRIANA SVACINA
  • RODRIGO TEIXEIRA LOPES
  • EUGÉNIA M. RIBEIRO

Resumo

A relação entre psicoterapeuta e cliente, o processo terapêutico e o sucesso ou não da terapia são afetados pela forma como o terapeuta percebe o cliente e se comporta a partir dessa percepção. O presente capítulo aborda o conceito de empatia e conceitos correlatos; a importância de se identificar, distinguir e compreender os tipos de empatia; os processos de empatização e sistematização; os meios de assimilação da empatia; a utilização da empatia na prática clínica; e os sinais de sucesso terapêutico. Ainda, este capítulo discute como os novos caminhos que se apresentam com o meio virtual corroboram atendimentos mais eficazes e recompensadores na área clínica. São apresentados exemplos práticos e um exemplo clínico. A possibilidade de estabelecimento de relações empáticas no cenário das intervenções psicológicas mediadas por novas tecnologias de informação e comunicação, cujo uso entre os psicólogos vem sendo muito ampliado, é exposta ao final do capítulo.

Palavras-chave

Empatia; Psicoterapia empática; Empatização; Sistematização.

Detalhes

Título
PAPEL DA EMPATIA NO ATENDIMENTO CLÍNICO

Autores
MARIA ADRIANA SVACINA; RODRIGO TEIXEIRA LOPES; EUGÉNIA M. RIBEIRO

Assunto / Palavras-chave
Empatia; Psicoterapia empática; Empatização; Sistematização.

Editora
Artmed Panamericana

Ano de publicação
2021

DOI
10.5935/978-65-5848-327-4.C0004

Ciclo
5

Volume
3

Páginas
111-144p.

Idioma
pt (padrão do ISO 639)

Copyright
@2021 Artmed Panamericana