Conheça a importância do prontuário médico e saiba como otimizá-lo

  • julho/2017
  • 24114 visualizações
  • Nenhum comentário
prontuário médico

Uma boa gestão em saúde depende diretamente da qualidade do prontuário médico. Esse documento — gerado não apenas na consulta médica, mas também na de outros profissionais da área de saúde (dentista, nutricionista, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, veterinário, etc.) — é essencial para a segurança do paciente e do profissional, oferecendo um respaldo legal para ambos quando necessário.

Para entender mais sobre o prontuário médico, sua importância, como esse documento vem sendo otimizado nos últimos anos na forma do prontuário eletrônico do paciente, é só continuar a leitura!

Além de conferir a importância do prontuário, encontre também as principais Atualizações em Medicina, desenvolvidas pelas principais entidades científicas do país.

O que é o prontuário médico?

Em sua Resolução 1.638/2002, o Conselho Federal de Medicina (CFM) define o prontuário médico como um “conjunto de informações, sinais e imagens geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada”.

Assim, o prontuário é gerado após qualquer atendimento na área da saúde, da medicina de família no posto de saúde à emergência e urgência hospitalar.

Qual a importância do prontuário?

Como documento legal, de conteúdo sigiloso e científico, o prontuário do paciente é uma forma de comunicação oficial entre os diversos profissionais da equipe multidisciplinar, permitindo a continuidade dos cuidados prestados ao indivíduo, e servindo de referência para questões administrativas, legais e financeiras.

Em casos de extravio ou perda do prontuário, é necessário comunicar o fato a uma autoridade policial e abrir um boletim de ocorrência, já que se trata da perda de um documento valioso para a instituição de saúde.

O prontuário pertence a quem?

O prontuário pertence ao paciente, já que ali estão contidas informações referentes à sua saúde e ao seu tratamento. Cabe ao médico e à instituição de saúde, no entanto, elaborar e guardar o prontuário de forma segura, sendo obrigatório que eles produzam uma cópia do prontuário para o paciente quando solicitado.

 

Como otimizar a gestão dos prontuários?

Gestores de serviços de saúde devem garantir que os prontuários estão sendo produzidos de forma correta e legível e armazenados com segurança. Para isso, pode ser necessário instaurar novos protocolos e sistemas de registros, como o do prontuário eletrônico do paciente.

O que é o prontuário eletrônico do paciente?

As dificuldades na manipulação e no armazenamento de uma grande quantidade de prontuários em papel fizeram com que surgisse o prontuário eletrônico do paciente, já regulado pela Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina.

O prontuário eletrônico é produzido de forma digital em um computador e armazenado em um sistema eletrônico, acessível de diversos equipamentos. Cada profissional da saúde tem um acesso individualizado, assegurado por um usuário e senha, e todo o sistema é protegido por criptografia para garantir a segurança e o sigilo daquelas informações.

Quais as vantagens do prontuário eletrônico?

  • Busca rápida do prontuário;
  • fácil acesso a toda a história médica do paciente;
  • garantia de legibilidade das anotações;
  • estruturação do formulário de preenchimento de dados;
  • mais agilidade no preenchimento do prontuário;
  • menor risco de erros terapêuticos devido a incongruências de informações;
  • menor risco de danos ou perda dos prontuários por erros humanos ou acidentes, incêndios, furtos, etc;
  • armazenamento digital dos prontuários sem necessidade de ocupação de um espaço físico;
  • backups automáticos e regulares.

Aproveite para baixar um eBook gratuito sobre como realizar uma anamnese médica assertiva:


Redação Secad
Matéria por

Redação Secad

O melhor conteúdo sobre a sua especialidade.

Deixe uma resposta

Tele-Vendas

(51) 3025.2597

Tele-Vendas Liga

Para você

Informações

(51) 3025.2550